B2S - Bridge to Money B2S - Bridge to Money

Aposentadoria

A melhor tradução da palavra aposentadoria é a Liberade Financeira. Aposentadoria é uma palavra que para os mais novos remetem a velhice e para os mais velhos que o dever foi cumprido. Quando devo começar uma previdência privada? O quanto antes, desde que as receitas sejam maiores que as despesa. Ao ganharmos mais do que o quanto gastamos e assim gerando um linha de poupança constante. O quanto antes iniciar um projeto de.

Previdência Privada

A previdência privada é a principal ferramenta para você ter qualidade de vida financeira no longo prazo. A sociedade tem uma relação de consumo e que permanecerá ao longo da vida. Por isso, é fundamental se preservar para ter uma renda na aposentadoria.

Os benefícios da previdência privada são:

  • Diferimento Fiscal
  • Renda por prazo determinado ou de forma vitalícia
  • Rendimentos na fase de acumulação de acordo com o seu perfil de risco
  • Transferência, através de portabilidade, entre planos sem a tributação na movimentação

Como fazer uma previdência?

Como a previdência está vinculada a uma seguradora, você pode contratar qualquer previdência privada através de um corretor de seguros habilitado. O Plano Gerador de Benefício Livre e o Vida Gerador de Benefícios Livres, representadas pelas siglas PGBL e VGBL, são as ferramentas utilizadas atualmente no Brasil.

Para fazer um plano de previdência privada é preciso ter visão de longo prazo, mais de 10 anos. O PGBL oferece o benefício fiscal vantajoso para quem tem renda mensal tributada e contribui para o INSS.

O VGBL é indicado para empresários, profissionais liberais ou para aqueles que desejam contribuir mais de 12% da renda bruta em PGBL.

A aposentadoria feita para você

Um dia nós iremos conquistar a tão sonhada liberdade financeira. A liberdade financeira é um dos mais importantes projetos de nossas vidas. Ter a certeza de que não iremos depender de ninguém é um alívio muito importante para termos saúde mental, física e, principalmente, tempo para usufruir os momentos.

O dinheiro é um recurso tão importante quanto beber água ou se alimentar, pois ele é a fonte de manutenção de um determinado padrão de vida.

Saber dosar o quanto precisamos para ter tranquilidade financeira é fundamental para iniciar uma estratégia de acumulação em um plano de previdência privada.

A previdência privada é um fundo de investimento com diferentes classificações de riscos – conservador, moderado ou agressivo. Por isso, é fundamental que você saiba gerenciar os viéses comportamentais pessoais* ao escolher um plano. Se optar por uma previdência agressiva, a chance de retorno é maior no longo prazo, mas entenda que o fundo sofrerá altos e baixos durante o período que estiver investindo. As previdências com perfil conservador sobre menos oscilações, proporcionando menos preocupações durante o investimento. De qualquer forma, o mais importante é você entender os riscos que você vai sofrer ao longo do investimento e essa informações pode ser consultada no regulamento do fundo ou no prospecto do fundo de previdência.

É importante saber que a previdência privada tem 2 períodos, acumulação e benefício. O período de acumulação é o momento em que você está contribuindo para o plano até a data definida para a sua aposentadoria. Durante esse período de acumulação se acontecer algo inesperado, no caso de morte, os beneficiários indicados receberam o valor acumulado descontando os impostos pertinentes ao plano. A fase de benefício não há mais contribuição para o plano, somente o recebimento de um renda que pode ser definida por tempo determinado ou de forma vitalícia, a depender do plano contratado e das regras de cada um dos planos das seguradoras.

Não há limite de idade para definir em qual momento será a aposentaria. Essa informação é importante porque algumas vezes não se opta por receber o benefício em forma de aposentadoria por tempo definido. Os planos são flexíveis para realizar resgates. Há uma regra vigente para cada resgate em uma previdência, informação fundamental para decidir se optará por receber o benefício ou manter o plano em fase de acumulação sem contribuição e optando apenas por fazer resgates programados. Além disso, a fase de acumulação permite garantir que o saldo financeiro acumulado seja destinado a um beneficiário indicado no seu plano.

* Vieses comportamentais são atalhos mentais que exigem menos esforço na tomada de decisão, é uma tendência que pode levar a desvios de lógica e decisões irracionais.

A aposentadoria feita para empresa

A adesão de um bom plano de previdência privada para a empresa pode contribuir com a garantia de estabilidade financeira do funcionário quando ele for se aposentar. É uma excelente ferramenta para retenção de colaboradores e redução do “turn over” dos profissionais ligados ao negócio.

A previdência privada empresarial é um modelo de previdência oferecido pelas empresas como um benefício corporativo. O plano pode ser tanto averbado, quando não há patrocínio do empregador, como instituído – quando a empresa contribui em conjunto com o colaborador.

Os aportes realizados pela empresa ao plano de previdência dos funcionários são dedutíveis para o IR/CSLL, assim como os salários e bônus, podendo chegar a uma dedução de 34%, sendo muito atrativo para as empresas com lucro real.